terça-feira, 28 de abril de 2009

PANDEMIA

O que é uma PANDEMIA ?


Uma pandemia é uma epidemia de doença infecciosa que se espalha em toda a população localizada em uma grande região geográfica como, por exemplo, um continente, ou mesmo o planeta.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, uma pandemia pode começar a partir de três condições:

* O aparecimento de uma nova doença à população.
* O agente infecta os humanos, causando doença séria.
* O agente espalha-se facilmente e sustentavelmente entre os humanos.

Uma doença ou condição, não pode ser considerada uma pandemia somente, pois é difundido ou mata um número grande de pessoas; também deve ser infeccioso. Por exemplo, câncer é responsável por um número grande de mortes, mas não é considerada uma pandemia porque a doença não é contagiosa (embora certas causas de alguns tipos de câncer possam ser).

Gripe Suina

Israel e Nova Zelândia confirmam casos de gripe suína


CIDADE DO MÉXICO (Reuters)- Nova Zelândia e Israel confirmaram na terça-feira casos da gripe suína que já matou até 149 pessoas no México e ameaça se transformar em PANDEMIA.

A Organização Mundial da Saúde elevou para 4 o nível de alerta contra pandemias (numa escala de 1 a 6), e os mercados financeiros globais despencam pelo segundo dia consecutivo na terça-feira, refletindo os temores de que a doença afete os frágeis indicadores de recuperação econômica.

Ninguém morreu fora do México, mas há mais de 50 casos confirmados nos EUA, além de seis no Canadá, dois na Espanha e dois na Escócia. Há possíveis casos sendo submetidos a exames também em lugares tão distantes quanto Coreia do Sul, Brasil e Austrália.

O ministério neozelandês da Saúde disse que 3 de 11 pessoas que participaram de uma recente excursão escolar ao México deram positivo, e que as outras 8 ainda aguardam exames. No caso de Israel, o paciente é um homem de 26 anos que recentemente esteve no México.

"Sua condição é boa, mas ele está sendo mantido hospitalizado para observação", disse Einay Shimron, porta-voz do Ministério da Saúde.

Um dos mistérios do atual surto é por que os casos fora do México são relativamente benignos. A OMS diz que a transmissão está sendo entre humanos e desaconselhou viagens não-essenciais a locais onde há focos da doença. A entidade, no entanto, disse que não havia necessidade de restrições às viagens e interdição de fronteiras.

As Bolsas da Ásia e da Europa operavam em queda na terça-feira, especialmente as ações de companhias aéreas. Já os papéis de laboratórios farmacêuticos registraram alta.

O iene atingiu seu maior valor em sete semanas frente ao euro e sua maior cotação em um mês frente ao dólar, refletindo o fato de que os investidores reduziram sua exposição a moedas consideradas de maior risco.

O petróleo caiu 2 por cento, indo abaixo da marca dos 50 dólares por barril.

Grã-Bretanha, França, Alemanha e Estados Unidos alertaram seus cidadãos a não irem ao México, que tem no turismo a sua terceira maior fonte de divisas. O Japão aconselhou cidadãos que estejam no México a voltarem logo, argumentando que depois poderia ficar difícil sair e que pode não haver atendimento médico adequado no país.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

GRIPE SUINA...

será ameaça a vida humana?

Um surto de gripe suína vem se espalhando pela América do Norte, mais especificamente no México, Estados Unidos e Canadá. O vírus foi identificado como Influenza A, subtipo H1N1, uma variante nova da gripe suína para a qual não existe uma vacina. Os sintomas da doença são o aparecimento repentino de febre, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e nas articulações, irritação nos olhos e fluxo nasal.
Suas consequencias nos países atingindos:
MÉXICO: Foram canceladas as aulas de milhões de alunos (tanto em escolas, quanto em universidades) na Cidade do México, e áreas vizinhas, depois de as autoridades terem observado um número de mortes acima do normal por doenças semelhantes à gripe.
EUA: No país até agora, nenhuma das 20 pessoas contaminadas pela doença morreu, e se recuperam bem. Porém, a epidemia de gripe pode prejudicar o comércio e as viagens entre Estados Unidos e México.
CANADÁ: As autoridades do país confirmaram os primeiros casos no país.
No Brasil AINDA não há nenhum caso confirmado, entretanto, posteriormente foram divulgados dois casos suspeitos em São Paulo.
E após essa explicação fica a pergunta do ínicio: GRIPE SUINA, SERÁ AMEAÇA A VIDA HUMANA?

sábado, 25 de abril de 2009

Crise Mundial

A derrocada financeira global teve início nos EUA em Março de 2007, com a crise do "subprime", como é chamada a modalidade de empréstimos de segunda linha no país. Com o aquecimento do mercado imobiliário, as financeiras americanas passaram a confiar de modo excessivo em pessoas que não tinham bom histórico de pagamento de dívidas.O bom momento econômico de então, com taxas de juros baixas no país e boas condições de financiamento, fez os americanos se endividarem para comprar imóveis.Os bancos decidiram transformar os empréstimos hipotecários em papéis e venderam a outras instituições financeiras, culminando em uma perda generalizada.Alguns dos maiores bancos dos Estados Unidos anunciaram prejuízos bilionários e tiveram de ser socorridos.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Etanol evita 250 milhões de toneladas de CO2

Um estudo de 82 páginas denominado Contribuição do Brasil para evitar a mudança climática estima que a crescente adoção do álcool como combustível evitou a emissão anual de 13 milhões de toneladas de dióxido de carbono equivalente (CO2e), em relação ao uso de gasolina pelos veículos desde 1990. Assim, nos últimos 19 anos, 247milhões de toneladas de CO2 ou seu equivalente em outros gases que causam o aquecimento global deixaram de ser lançadas na atmosfera.

Estudo da prefeitura São Paulo mostra o peso dos combustíveis queimados pelos veículos nas emissões de gases de efeito estufa. De 1973 (o mais recente) o levantamento revela que a gasolina responde por 35,7% das emissões, à frente do óleo diesel, que emite 32,6% dos gases que causam as mudanças climáticas na capital paulista. Vale observar que de uma frota hoje superior a 6 milhões de unidades registrada na cidade, apenas pouco mais de 400 mil são veículos movidos a diesel.

De acordo com o trabalho do governo federal, o balanço final do álcool é altamente positivo, em função do processo de fotossíntese, em que a cana absorve a mesma quantidade de CO2 que é emitida durante a queima do álcool misturado à gasolina na forma de anidro ou puro, como álcool hidratado.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki.

Esse vídeo fala sobre a destruição que as bombas nucleares, "tacadas" em Hiroshima e Nagasaki trouxeram a essas regioes, e as populaçoes, que alí estavam no momento da tragédia.

Esse ataque foi feito pelos Estados Unidos, na época da Guerra Fria. Mais de 170 mil civis perderam a vida num ataque que não tinha como objetivo vencer a guerra, mas fazer uma demonstração de força para a União Soviética.

Economia brasileira deve sofrer pior retração desde 1990, prevê FMI

Economia brasileira deve sofrer pior retração desde 1990, prevê FMI

PIB do país deve ‘encolher’ 1,3% em 2009.
Mundo deve passar por pior recessão desde a II Guerra

A economia brasileira deve sofrer uma contração de 1,3% este ano, segundo projeção do Fundo Monetário Internacional (FMI), divulgada nesta quarta-feira (22). Se os dados foram confirmados, será o pior ano para a economia brasileira desde 1990, quando o Produto Interno Bruto (PIB) recuou 4,2%. A previsão anterior do órgão era de crescimento de 1,8%. Para 2010, o FMI prevê um crescimento de 2,2% no PIB do país.
A previsão do FMI é mais pessimista que a feita pelo mercado brasileiro. Segundo o boletim Focus, divulgado pelo Banco Central, a expectativa é de contração de 0,5%. Já o próprio BC projeta um crescimento de 1,2%.

A Crise Internacional Financeira

Com o aumento da crise, vários países começam a estabelecer estratégias em suas políticas internacionais, a China que já é uma importante parceira comercial do Brasil, estará liberando recursos para a Petrobrás investir na exploração da camada de petróleo chamada de Pré-SAL. A França estabeleceu uma série de medidas para aumentar o intercâmbio entre os dois países; a Espanha pretende aumentar investimentos aqui, estes são exemplos de que há um posicionamento mais amigável por parte dos países ricos com relação ao nosso país.
As demissões anunciadas pela imprensa nos EUA tendem a aumentar, porque a economia americana necessita de trilhões de dólares, contaminada por papéis podres do mercado financeiro.
Grandes empresas no Japão, Europa, Ásia, anunciam cortes de 4% a 5% de seu quadro de pessoal, o que por sua vez, ocorre em virtude de quedas acentuadas do consumo e reestruturações obrigatórias em momentos delicados de gestão. Com o impacto destas demissões os números do PIB nestes países tendem a diminuir.
O nível de emprego em cada país dependerá do volume de demanda de produtos e serviços, quanto maior for à queda, maior será o índice de desemprego.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

A ponte já derreteu. A plataforma derreterá!

A Antártida perdeu uma área de gelo oito vezes maior que a cidade de São Paulo. Trata-se da ponte que unia ao continente a plataforma Wilkins. Tinha 40 km de extensão e 2,5 km de largura. Sem a ponte de gelo, a plataforma agora ficará flutuando no mar e derreterá com o tempo. O aquecimento global afeta profundamente a Antártida e estima-se que a sua temperatura tenha se elevado 3oC nos últimos 50 anos.

Fonte: http://www.terra.com.br/istoe/edicoes/2057/a-ponte-ja-derreteu-a-plataforma-derretera-131138-1.htm

É gente, vamos reverter a situação... como diz propaganda do Greenpeace, é agora ou agora! ;)


beijos.
Para todos aqueles que presisam de notas, ou apenas querem saber a matéria que será estudada, apresentamos......
Europa

( obs.: Isso é só uma introdução, para maiores esclarecimentos acompanhe as aulas de geografia)
A Europa é a parte ocidental do supercontinente euroasiático. Embora geograficamente seja considerada uma península da Eurásia, os povos da Europa têm características culturais e uma história específicas, o que justifica que o território europeu seja geralmente considerado como um continente.
Relevo => Mais de 75% das terras européias são planas.
Clima => Predominam os climas temperado e polar.
Vegetação => Tem florestas temperadas, pradarias e mediterranêa.
Espero que vocês tenham gostado.....
e bons estudos.

quinta-feira, 9 de abril de 2009



Alagamento no São Camilo na chuva do dia 8 de Abril de 2009! :D

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Lixão do Pacífico

Essa reportagem foi apresentada pelo Fantástico.

Fala sobre uma ilha, entre o litoral da Califórnia e o Havaí, uma área enorme que ganhou um triste apelido: o Lixão do Pacífico. Levadas pela corrente marítima, toneladas e toneladas de sujeira, produzidas pelo homem, se acumulam no lugar que já foi um PARAÍSO.

Tristeza para o Mundo


Mais conhecido como " Imperador " , o jogador Adriano da Internazionale de Milão , nao se reapresentou ao clube após sua passagem no ultimo jogo pela seleção Brasileira .

Em uma entrevista a Webe Camargo , o jogador disse que ja acordou pensando em se matar , isso por que ele recebe por semana quase 1.000.000 . Ah eu com esse dinheiro maas tudo beem . . .

Psicólogos e psicanalistas dizem que o atacante Adriano tem dificuldade em lidar com o sucesso.

Ademir Pacelli, psicólogo e professor de psicopatologia da Uerj, concorda que a culpa é comum em pessoas que ascendem de posição social rapidamente.

Esse é só 1 caso de muitos , e que nos deixam triste .