quinta-feira, 23 de abril de 2009

Etanol evita 250 milhões de toneladas de CO2

Um estudo de 82 páginas denominado Contribuição do Brasil para evitar a mudança climática estima que a crescente adoção do álcool como combustível evitou a emissão anual de 13 milhões de toneladas de dióxido de carbono equivalente (CO2e), em relação ao uso de gasolina pelos veículos desde 1990. Assim, nos últimos 19 anos, 247milhões de toneladas de CO2 ou seu equivalente em outros gases que causam o aquecimento global deixaram de ser lançadas na atmosfera.

Estudo da prefeitura São Paulo mostra o peso dos combustíveis queimados pelos veículos nas emissões de gases de efeito estufa. De 1973 (o mais recente) o levantamento revela que a gasolina responde por 35,7% das emissões, à frente do óleo diesel, que emite 32,6% dos gases que causam as mudanças climáticas na capital paulista. Vale observar que de uma frota hoje superior a 6 milhões de unidades registrada na cidade, apenas pouco mais de 400 mil são veículos movidos a diesel.

De acordo com o trabalho do governo federal, o balanço final do álcool é altamente positivo, em função do processo de fotossíntese, em que a cana absorve a mesma quantidade de CO2 que é emitida durante a queima do álcool misturado à gasolina na forma de anidro ou puro, como álcool hidratado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário