quarta-feira, 1 de julho de 2009

Kosovo se torna um País Independente

No dia 17 de fevereiro de 2008, às 15h00min do horário local na capital de Kosovo, por meio de uma assembléia liderada pelo Primeiro Ministro Hashem Thaci foram votadas e aprovadas a independência de Kosovo, ao final da seção o resultado foi: 109 votos a favor e 11 deputados que não compareceram por pertencer a grupos simpatizantes sérvios, desse modo contrários ao processo.
Para alcançar a independência foram necessários vários anos, a luta para consolidação dessa autonomia teve início em 1991, com a extinção da Iugoslávia. A iniciativa de promover a autonomia desse território provavelmente ocasionará reflexos diretos aos países vizinhos que compõe a região dos Bálcãs.
A divergência entre os acordos para efetivar a independência e a própria busca pela mesma é oriunda das disparidades étnicas dispersas ao longo do território, e em toda extensão das ex-Repúblicas da URSS.Atualmente o contingente populacional é de 2 milhões de pessoas, cerca de 90% são de origem albanesa.

Opositores da independência de Kosovo

Um dos principais opositores do processo é a Sérvia seguida pela Rússia, além da Bósnia-Herzegovina e Montenegro.

O líder russo, Vladimir Putin, afirmou que o reconhecimento da independência de Kosovo é um ato ilegal e imoral.

O reconhecimento Internacional

Os Estados Unidos se colocaram a favor do processo de independência de Kosovo, dessa forma, a maior potência mundial reconheceu a província como um Estado soberano.
A Grã-Bretanha se mostrou disposta a disponibilizar apoio político e militar.
Após a consolidação desse processo, resta saber a que fim isso vai levar, pois se trata de uma questão polêmica e difícil de resolver por envolver várias etnias e religiões e distintos países.

Um comentário: