quarta-feira, 1 de julho de 2009

Nuvens podem esconder pico do desmatamento, alerta pesquisador
Período chuvoso na Amazônia atrapalha monitoramento da devastação.Veja gráfico com evolução da detecção de desmatamento.


O dado de desmatamento da Amazônia do mês de maio divulgado na última semana pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) é menor que o do mesmo mês do ano passado. Foi detectado desflorestamento de 123,7 km², contra 1.096 km² em maio de 2008, uma diferença de 89%.

No entanto, este tipo de comparação pode levar a falsas conclusões. A forte presença de nuvens, que encobriram 62% da Amazônia Legal no último mês, prejudicou a visualização do desmatamento pelos satélites e pode causar surpresa desagradável nos próximos meses.

Segundo explica o coordenador do projeto Amazônia do Inpe, Dalton Valeriano, quando acaba a época chuvosa, o sistema Deter (Detecção de Desmatamento em Tempo Real) sempre apresenta uma alta. “Esse pico não é desmatamento que aconteceu naquele mês, mas sim que foi detectado e aconteceu desde a última observação [sem cobertura excessiva de nuvens], que geralmente está no meio do semestre anterior”, explica o pesquisador (veja abaixo gráfico com todos os números do Deter).
Postado por: Carolina M. e Fernanda S.

Nenhum comentário:

Postar um comentário